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Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental é aplicada em pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Trabalha as emoções e comportamentos do paciente, com foco em suas dificuldades atuais. Trata diferentes transtornos e busca melhorar sistematicamente tais problemas.

Esse tipo de terapia reflete uma forma de tratamento que tem como foco central os processos de percepção, atenção, representação, além de raciocínio e atribuição de significado.

A Terapia Cognitivo Comportamental procura reestruturar as emoções e comportamentos do paciente, a partir de um diagnóstico do paciente e seus problemas. Busca, inicialmente, devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através das mudanças nas emoções e seus comportamentos. Ao longo do processo, atua diretamente sobre o paciente, promovendo, assim, sua reestruturação. Em paralelo a isso, o terapeuta utliza uma abordagem de resolução de problemas.

Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

ABA é a sigla aplicada para Applied Behaviour Analysis, ou Análise Comportamental Aplicada. Trata-se de uma abordagem da psicologia comportamental que é aplicada principalmente em crianças com o desenvolvimento atípico. Trata-se do campo de ação com métodos planejados de intervenção, realizado por especialista em análise no comportamento aplicada. Diante da avaliação das dificuldades e habilidades, analisa-se os comportamentos-alvos e atua com intervenções, sendo elas:

Ampliação e aquisição de comportamentos deficitários ou inexistentes no repertório (em diferentes áreas: verbal, acadêmica e pré-acadêmica, social, de brincar, etc)

Diminuição de comportamentos em excesso e que são inadaptativos (restrição de interesses e motivação, comportamentos auto-estimulatórios – como as estereotipias motoras e vocais, birras, comportamentos agressivos em relação ao outro e a si mesmo).

Em conjunto, elas garantem uma melhora comportamental em diferentes ambientes, com diferentes pessoas, gerando uma inclusão social e escolar para a criança.


Essa metodologia observa, analisa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento do paciente e sua aprendizagem. Consiste no reforço positivo, solicitações graduais, repetição e divisão de tarefas em pequenas partes. Crianças que recebem tal intervenção acabam obtendo resultados bastante significativos.
Para cada paciente são elaborados programas individuais e procedimentos de modificação de comportamento específicos. São dadas instruções, dicas, recompensas e as habilidades dos pacientes são estimuladas através do uso frequente de materiais.

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Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica examina o quão bem o cérebro funciona quando desempenha determinadas funções, como atenção, linguagem, habilidades acadêmicas, humor,memória, inteligência, percepção, entre outras. Ela envolve o uso de instrumentos validados pelo Conselho Federal de Psicologia, que identifica e quantifica o funcionamento cognitivo do paciente.

Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para a Reabilitação Neuropsicológica, de acordo com o que o indivíduo necessita, sendo elas: reabilitação neuropsicológica,fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, acompanhamento médico individualizado, entre outros.

Tal avaliação fornece dados objetivos e formula hipóteses sobre o funcionamento cognitivo do paciente, atuando como auxiliar no diagnóstico profissional, fornecendo dados que contribuam e direcionem para as escolhas do tratamento.

A partir desta avaliação Neuropsicológica é possível estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos.

Reabilitação Neuropsicológica

Após o diagnóstico, é possível realizar as intervenções necessárias, para que o paciente possa melhorar, compensar, contornar ou adaptar-se às dificuldades. As intervenções podem trabalhar diretamente com as funções cognitivas, como a memória, linguagem, atenção, etc, ou ainda no ambiente de convivência do paciente, junto de seus familiares, promovendo a melhora das funções cognitivas deficitárias e criação de estratégias.

Esta etapa do tratamento é realizada através dos programas PEI Básico, PEI 1 e COGMED.

PEI é a sigla utilizada para Programa de Enriquecimento Instrumental e busca desenvolver o potencial de aprendizagem do indivíduo e melhorar seu convívio social. Trata-se de uma tecnologia de intervenção cognitiva focada no desenvolvimento do potencial de aprendizagem. O programa é aplicado em mais de 50 países e traduzido para mais de 12 idiomas. Trata-se de um processo individualizado e focado nas especificidades de cada paciente. Os materiais do PEI são organizados em diferentes folhas de papel com exercícios diversos, assim como seus graus de dificuldade.

A terapia baseada no PEI foca nos três componentes da interação: o aprendiz, o estímulo e o mediador, a fim de aumentar a eficiência do processo de aprendizagem. O PEI busca produzir modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, melhorando o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.

O COGMED é treinamento de memória operacional, que é a capacidade de armazenar informações na mente e utilizá-las dentro de um curto espaço de tempo para realizar tarefas. É ela que atua na melhoria da atenção, concentração e a resolução de problemas.

Presente em mais de 20 países, O COGMED é realizado por meio de exercícios pontuais e cognitivos, atua diretamente na capacidade de concentração, foco, controle de impulsos e diminuição do déficit de atenção. Apesar do tempo curto de tratamento, seus resultados são duradouros e muito eficazes. O COGMED é aplicado apenas através de um tutor, que garante a qualidade do treinamento.

Técnicas em Terapia

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HANEN

A abordagem HANEN é aplicada em crianças que muitas vezes possuem dificuldade de fala e, por isso, estimula a comunicação delas. O HANEN também é usado no tratamento de crianças com o desenvolvimento atípico. É voltado também aos pais, para que o processo comunicacional seja ainda mais eficaz.

PECS

O PECS é sistema de comunicação pela troca de figuras e também é aplicado em crianças com o desenvolvimento atípico. Através do PECS a comunicação é estimulada e se faz entender com mais facilidade, além de haver também o estímulo à fala através das figuras. O PECS também tem sido usado em tratamentos de sistemas de comunicação alternativos, ou seja, aqueles que não desenvolvem a fala.

ABA

O ABA é a Análise de Comportamento Aplicada e consiste na observação e modificação de comportamentos do paciente. Avalia as reações da criança e é feita de forma individualizada e intensiva. Utiliza procedimentos de ensinos especiais e é considerada a metodologia mais promissora quando falamos em autistas. O ABA procura proporcionar ao paciente uma vida independente e integrada à comunidade.

ABORDAGEM DAS BOQUINHAS

A Abordagem Fonovisuoarticulatório, conhecido como Abordabem das Boquinhas, utiliza-se de estratégias fônicas (fonema/som) e visuais(grafema/letra), além das articulatórias (articulema/Boquinhas). Seu desenvolvimento foi alicerçado na Fonoaudiologia, em parceria com a Pedagogia. Tal abordagem é indicada para alfabetizar quaisquer crianças e mediar/reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.

Nesta abordagem, a fala é ponto focal de todo o estudo. Assim, sua aplicação é diretamente ligada com o movimento da boca, trançando letras e aliando sons, enfatizando a memória e a sequência visual.
Através dessa abordagem as crianças aprendem com maior prazer, segurança e eficiência o uso significativo da leitura e escrita, além de adquirirem maior velocidade e consistência na sua aquisição.

OUTRAS TÉCNICAS

Com o objetivo de oferecer as melhores técnicas para que os resultados sejam cada vez mais eficazes, nossa equipe está sempre se atualizando e entre as novas técnicas, destacamos:

Multi Gestos
Get Permission
Bobath
Prompt
Plushand
Therapy Taping
Integração Sensorial
Eletrofonoterapia

Supervisão

Cognitivo

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Terapia

Análise Supervisionada

A supervisão é um serviço destinado a profissionais ou estudantes da área de psicologia que queiram aprimorar de maneira complementar e contínua seus conhecimentos teóricos e práticos para casos relacionados às suas práticas clínicas, neuropsicológicas e de reabilitação neuropsicológica, com discussão de casos, apoio nas avaliações e relatórios.

Esta é uma atividade extremamente importante, pois há quadros em que mesmo os profissionais com a mais vasta experiência, necessitam eventualmente recorrer à análise de outros colegas, a fim de partilhar dúvidas e questões que proporcionarão através da supervisão, o desenvolvimento de competências para uma intervenção cada vez mais assertiva, por meio de técnicas e experiências pautadas na construção ética de uma identidade profissional.

As reuniões de supervisão podem ser individuais ou em grupo e ocorrem no consultório ou online, dependendo das possibilidades de cada supervisionado.

Treino Cognitivo

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Treino Cognitivo

O treino cognitivo ou estimulacao cognitiva são intervenções estruturada com a finalidade de propor um programa de atividades através do qual são estimuladas diversas funções cognitivas como atenção, função executiva, memória, linguagem, velocidade de processamento e outros. São destinados a qualquer individuo que queira potencializar as funcoes cognitivas, crianças com atraso de desenvolvimento, dificuldade de aprendizagem, vestibulando, concurseiro, adultos com dificuldade no cotidiano e idosos. O treino é planejado de modo a atender o perfil cognitivo de cada pessoa, com atendimentos individuais ou em grupo, com exercicios fisicos e virtuais.

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Especialidades

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Psicopedagogia | Pedagogia
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